sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Histórias ou Estórias... o pensamento que não para

UMA VEZ ERA... E assim eu pretendia postar a primeira história no meu blog. Eu só ainda não conseguiria definir se chamaria de “histórias” ou “estórias”. Vejamos: história (grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência) s. f.

1. Narração escrita dos fatos notáveis ocorridos numa sociedade em particular ou em várias.
2. Ciência que estuda fatos passados
3. Sequência de fatos ou ações
4. Relato desses acontecimentos = estória, narração, narrativa
5. Descrição dos seres da natureza
6. Estudo das origens e progressos de uma arte ou ciência
7. Biografia de uma personagem célebre
8. Livro de história
9. Conto, contação

Bem, todas as alternativas acima estão valendo e, como o relato desses acontecimentos pode também ser chamado de “estória”, anyway, sigamos!

“Uma vez era...” é tão mágico recriar o que já foi um dia “era uma vez”...

Vejamos, “ERA” “UMA” “VEZ”.

“UMA” fala de única unidade, o primeiro dos números inteiros, que não admite divisão, igual, da mesma natureza, singular...

“VEZ” fala da relação dos atos consigo próprio e com a unidade, reitera, fala de ocasião, de um tempo, de uma época indeterminada, ressalta o ensejo, a oportunidade, que é sempre uma e única.

“ERA” pode-se ter duas leituras, período, época ou até uma época fixa que serve de ponto de partida para a contagem dos anos. Também pode-se ler “era” como ser, conjugando o verbo ao passado, “era” de “se foi” “passou”, “aconteceu”.

Então, amo essa frase construída pelo meu autor favorito, meu guru, meu mestre de ensinamentos mais profundos, JP, meu filho que conta apenas 4 anos de vida, mas precisamente com infinidades de histórias.

A vida é de certa forma como essa frase. Oportunidade única, com vários episódios singulares que sucederam, com várias doses, pequenas porções, muitas unidades de vezes... e ela é claro, é apenas UMA (ÚNICA) VEZ (OPORTUNIDADE) ERA (QUE SE ESVAI LOGO APÓS O PRESENTE).

Então vamos aproveitá-la, já que UMA VEZ ERA... e já foi...

Esse blog é pra vc, independente da idade, sexo, gênero, cor e história de vida! É blog de gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário