quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres e roscas


 Gosto de acordar no dia 8 de março e observar o que a data significa em cada rosto, em cada aparente expectativa, tola ou nobre,  no íntimo de cada coração feminino e mais, no ato de parabenizar de cada valete.


Enquanto passava pelo Largo do Machado, apressada para o trabalho, ouvia um homem com uma caixa transparente gigante na cabeça, gritando: “quem vai comer a minha rosca?”, “acabei de tomar banho e a minha rosca tá limpinha!”, “vem que a minha rosca tá pegando fogo”, “pega aqui minha rosquinha” . E, lá se foi o homem que ofertava rosca pela calçada do Flamengo. Ele gritava e cantarolava oferecendo por toda a parte a sua rosca, enquanto homens e mulheres riam, olhavam e comentavam.

No meio disso tudo, homens parabenizavam as mulheres, distribuíam rosas, bicicletas entregadoras de flores passavam por todos os lados e mulheres com buquês de flores nas mãos circulavam pelas ruas, com uma pitada de glitter, estampada em sua autoestima.

Penso que muitos e muitas nem sabem o que a data significa, que os “parabéns” do frentista que abasteceu meu carro, do porteiro do meu consultório, do meu dentista, dos meus amigos é um mero ato agradador sem significado, pura publicidade. Alguns nem lembram, sequer mencionam algo sobre a data. Tem horas que dá vontade de pedir pra parar o mundo pra descer dessa merda...

E eu honestamente fico dividida! Gosto dos galanteios masculinos (que mulher não gosta?), mas quase não me aguento, de formigamento mental,  para perguntar se as pessoas sabem da história das mulheres que viraram "churrasquinhos", carbonizadas em uma fábrica pela luta por condições dignas de vida e trabalho. Elas só queriam reinvidicar pela diminuição da carga horária de 16 para 10 horas, equiparação salarial em relação aos homens e um tratamento respeitoso no ambiente de trabalho.

Caramba, é por isso que a data existe!!! Por causa dessa desgraceira toda, resultado de uma manifestação reprimida com total violência, em 1857, no dia 8 de março, em Nova Iorque. E, essa história não é bonita como as pessoas fazem parecer!!! 130 mulheres operárias de uma fábrica foram brutalmente assassinadas, sem chances de qualquer negociação pelo direito à vida!!!

Pois é, acho que a data é especial sim, em memória das que lutaram por causas nobres antes de nós e deve ser celebrada certamente, mas com a consciência de homens e mulheres que sabem o motivo da celebração. Que conhecem no cotidiano de suas relações, a alma de cada guerreira (carbonizada), contida em suas namoradas, esposas, mães, amigas, filhas ou simplesmentes damas trausentes nas ruas; que demonstram em seu jeito de agir, no seu tom de voz, em seu modo de expressão; o dom da renovação, as marcas da luta, a sensibilidade que acolhe e as lágrimas que curam, que fazem a diferença na vida de qualquer ser que conhece uma grande mulher.

Ser mulher é ser dezenas de papéis, é usar colar e anéis, é não usar nada, é poder usar tudo, é ser modelo, é ser fotografada nua em pelo sem os seios, é amar flores, é ter TPM, é acalentar as crianças, é pintar as unhas de vermelho, é roer as unhas, é reclamar do elogio ou da falta dele, é brigar com o corpo, é fazer as pazes com a mente, é fazer charme sexual, intelectual, é se desenvolver no plano espiritual, é fazer lipo, é engordar e fazer a campanha pelas baleias, é ter fé no ser humano mas duvidar da vida, é gostar de andar descalça na areia, é curtir andar de salto alto, é ser pura contradição, é contradizer o seu próprio puro ser, é tudo isso e acima de tudo é exalar no olhar, no seu modus operandi a força capaz de regenerar pessoas, fazer valer ideais e transformar toda uma sociedade.

Parabéns aos homens e mulheres que sabem o PORQUE celebramos esse dia, o resto, o resto é rosca!!! Receber ou dar os parabéns sem significado é como publicizar, aos gritos, algo estereotipado, como o vendedor de roscas... que, ao menos é muito, muito engraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário